As queimaduras são lesões provocadas pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas.

Pessoas que sofrem queimaduras profundas podem correr sério risco de vida, pois, quanto maior a extensão, maiores os perigos para a vítima. 

Existem três categorias de queimaduras e, a depender do tamanho do dano e profundidade da lesão, os procedimentos de socorro são diferentes. Além do fato de que uma pessoa pode apresentar, ao mesmo tempo, queimaduras de terceiro, segundo e primeiro grau.

Tipos de queimadura: 

– Queimaduras de 1º grau atingem as camadas superficiais da pele. Apresentam vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas;

– Já as de 2º grau atingem as camadas mais profundas da pele, com aparecimento de bolhas, pele avermelhada, dor, inchaço, desprendimento de camadas da pele e possível estado de choque.

– As queimaduras de 3º grau atingem todas as camadas da pele e podem chegar aos ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e pele branca ou carbonizada. Em muitos casos demandam atendimento cirúrgico. 

Neste post vamos apresentar os cuidados necessários aos pacientes vítimas de queimaduras. Leia até o final e confira. 

Primeiros socorros no caso de queimaduras

É importante ressaltar que lesões por queimaduras precisam ser tratadas por especialistas, sejam eles socorristas, bombeiros, enfermeiros ou médicos.

Porém, até a chegada do socorro, é possível auxiliar a vítima de algumas maneiras, dependendo do tamanho da lesão.

Em queimaduras de 1º grau que atingem uma pequena extensão do corpo, é possível prestar os primeiros socorros utilizando bastante água, de preferência corrente. Pode-se usar também, compressas com água fria e pano ou gaze esterilizado.  

No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima vai precisar de cuidados médicos urgentes, mas é importante nunca tocar na queimadura com as mãos, furar bolhas ou tentar descolar tecidos grudados na pele queimada.

Em lesões causadas por queimaduras mais profundas, se a pele estiver danificada, pode-se envolver a lesão com compressas ou gazes úmidas – de preferência estéreis. Não se deve usar materiais que possam ficar aderidos à pele, como o algodão.

Papel do enfermeiro nos cuidados a pacientes com queimaduras

Após a chegada do socorro, os profissionais de saúde assumirão os cuidados com o paciente queimado. Neste momento é preciso reconhecer a profundidade da queimadura e direcionar o atendimento que, geralmente, é bastante complexo. 

Logo na chegada do paciente ao hospital, é preciso fazer o balanço hídrico, que nada mais é do que a reposição de líquidos no organismo da pessoa acidentada. Isso ocorre porque, com a queimadura, há uma grande perda de líquidos corporais que precisam retornar a fim de evitar graves problemas nos rins.

A abordagem multiprofissional também é de suma importância. Alguns cuidados como o monitoramento de padrões respiratórios e de sinais de infecção, realização de exames físicos e apoio nutricional e psicológico são primordiais para o sucesso do tratamento.

Queimaduras de terceiro grau, por exemplo, podem provocar grandes lesões e levar pacientes a óbito. As principais causas de morte em pessoas com grandes extensões de queimadura são as infecções e a septicemia, visto que há a perda da barreira de proteção. Por isso esse acompanhamento é tão importante.

Cabe aos profissionais de enfermagem realizarem as condutas terapêuticas de maneira a priorizar o cuidado, através das técnicas assépticas e do uso de EPI’s para prevenção de agravos. Além de oferecem acolhimento e suporte emocional a fim de amenizar a dor e as complicações clínicas.

Como evitar acidentes por queimaduras

As queimaduras estão entre os acidentes domésticos mais comuns. Porém, é possível evita-los tomando atitudes simples. Veja:

– Cozinha não é lugar de criança. Mantenha-as longe do fogão;

– Quando estiver cozinhando, vire o cabo das panelas para dentro do fogão;

– Ao pegar panelas ou travessas quentes, use luvas ou um pano de prato; 

– Tenha cuidado especial com preparos muito quentes, como gordura para fritar e caldos;

– Evite utilizar fogos de artifícios e rojões;

– Se for acender uma fogueira, faça ao ar livre;

– Ao usar álcool em gel, não faça nada perto do fogo, mesmo depois que evaporar das mãos;

– Não deixe o vidro de álcool na cozinha, perto do fogão, ou próximo à fogueira e mantenha-o fora do alcance de crianças.

É importante lembrar que não se pode passar nenhuma substância como pó de café, manteiga ou pasta de dente na queimadura. Além de não ajudar em nada, ainda pode agravar o quadro e prejudicar a cicatrização.

Caso se envolva em algum acidente com queimadura, busque ajuda médica imediatamente.

Saiba mais nesse vídeo, onde contei um pouco sobre os cuidados que se deve ter com as lesões provocadas por queimaduras.

Aproveite e me siga no Instagram. No meu perfil eu dou várias dicas sobre feridas, formas de prevenção de lesões e indicação de cuidados.