São estomaterapeutas somente os enfermeiros pós-graduados em cursos de especialização que abranjam todas as áreas da especialidade e sejam reconhecidos tanto pela SOBEST quanto pelo World Council of Enterostomal Therapists (WCET).

A estomaterapia é uma especialidade (pós-graduação latu sensu) da prática do enfermeiro – instituída no Brasil em 1990 – voltada para a assistência às pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas e incontinências anal e urinária, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação em busca da melhoria da qualidade de vida. (Estatuto SOBEST).

Estomaterapia: o que faz um profissional estomaterapeuta?

O estomaterapeuta tem know how para exercer tratamentos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, buscando sempre uma melhor qualidade de vida ao paciente. O profissional atua para garantir a integridade da pele, buscando as melhores alternativas de tratamento em cada caso, seja em ambiente hospitalar, ambulatorial e domiciliar.

Esse profissional adota um atendimento holístico, através de avaliação geral do indivíduo. O atendimento é feito com base na PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS (PBE) e a SISTEMATIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM (SAE), dessa forma é possível proporcionar um atendimento do mais alto grau de qualidade.

“Muito além de tratar doenças, o cuidado com o paciente vem da conversa, do carinho e da atenção que os profissionais da saúde estão dispostos a oferecer. ”

Como um estomaterapeuta pode me ajudar?

Pacientes, família e sociedade podem contar com um estomaterapeuta para avaliar e indicar o tratamento mais adequado nas áreas de seu domínio:

Estomas:

Intestinal e Urinário, Vesicostomia, Cistostomia, Gastrostomias, Traqueostomias,

Pré-operatório, Intra-operatório, Pós-operatório imediato e mediato, Pós-operatório tardio (ambulatorial ou domiciliário) 

– Cuidados com a pele periestoma

– Adequação dos dispositivos para cada fase

– Adjuvantes necessários para melhor adaptação (Pó, pasta, Spray, gelificantes, controladores de odor e etc.)

– Reabilitação com o objetivo de reconstrução da autonomia e autoconfiança.

FERIDAS

– Avaliação holística do paciente (prescrição, orientação e treinamento do paciente, família, cuidador ou equipe de enfermagem)

– Indicação de coberturas (Alginatos, Hidrogéis, Hidrofibras, Carvão ativado, Bota de Unna, hidrocolóides, fitoterápicos e etc.)

– Periodicidade de Troca

– Debridamentos (Instrumental conservador, químico, autolítico, mecânico)

– Acompanhamento da evolução e ajustes da conduta

Cuidado com fístulas e cateteres

– Protetores para a pele

– Fixadores especiais

Incontinência anal e urinária

– Treinamento para recuperação da continência

– Prescrição de dispositivos coletores adequados a cada necessidade

– Orientar e implementar o cateterismo vesical intermitente limpo

>> Leia também: Quais as competências diferenciais de um enfermeiro estomaterapeuta de excelência?

Quando procurar um profissional de Estomaterapia?

O enfermeiro estomaterapeuta é importante em diversas situações. É necessário procurar este profissional quando sofrer com algum desses problemas:

– Feridas cirúrgicas

– Feridas Traumáticas

– Úlceras venosas, arteriais ou neuropáticas

– Lesão em paciente portador de diabetes

– Lesão por pressão

– Queimaduras

– Cuidados ao estomizado/ostomizado

– Avaliação, tratamento e reabilitação para continência

No caso de estomizados, o ideal é que o estomaterapeuta esteja presente na consulta pré-operatória, quando o paciente será avaliado por anamnese e exame físico. Neste momento, é imprescindível que o profissional esclarece todas as particularidades do tratamento e oriente o indivíduo sobre sua nova condição.

Toda ferida precisa de avaliação médica?

O profissional de enfermagem tem um papel fundamental no que se refere ao cuidado holístico do paciente e está capacitado para avaliar feridas e lesões.  Sua análise é de extrema relevância, uma vez que acompanha de perto a evolução da lesão, orienta e executa o curativo. Sempre que necessário encaminha para outras especialidades, a fim de, proporcionar o atendimento integral ao cliente.

A avaliação realizada pelos enfermeiros constitui um processo indispensável para o tratamento dessas lesões, pois é possível projetar um caminho clínico e planejar um tratamento adequado, através de métodos terapêuticos que poderão ser aplicados juntamente com uma equipe multidisciplinar.

>> Leia também o artigo sobre feridas infeccionadas

Se tiver outras dúvidas sobre Estomaterapia, siga meu perfil no Instagram @jonathanpaiva.estomaterapeuta, e assista todos os vídeos do IGTV, onde eu conto com mais detalhes sobre as minhas especialidades e formas de tratamento de feridas.