Ferida infeccionada: como reconhecer e tratar
Uma ferida infeccionada pode trazer uma série de transtornos, como febre, dor e inchaço. Essa situação, no entanto, pode ser evitada tomando algumas precauções.
Todas as feridas estão suscetíveis à contaminação por bactérias, principalmente se não forem tratadas de forma adequada. Quando isso acontece, o processo de cicatrização fica prejudicado e ainda há o risco de a infecção se espalhar para outras regiões do corpo. Em alguns casos, como a infecção pela bactéria do tétano, pode até levar à morte.
Neste post você vai conferir algumas dicas para prevenir e tratar uma ferida infeccionada.
Como identificar uma ferida infeccionada ?
Quando uma ferida está cicatrizando normalmente, percebe-se que ela tem uma cor avermelhada e brilhante. Nesse caso, está tudo caminhando da forma correta. Uma ferida infeccionada, no entanto, apresenta uma cor escura ou manchas avermelhadas.
É importante observar essas características e buscar ajuda de um profissional de saúde assim que detectar qualquer anomalia.
Feridas causadas por perfuração, como as que ocorrem por prego ou pedaços de vidro, têm mais chances de infeccionar. Assim como aquela causadas por mordidas de humanos ou animais. Veja outras situações em que uma ferida pode sofrer infecção:
– Quando não for tratada corretamente dentro de 8 horas;
– Quando a ferida for no pé, na perna, não mão, nas axilas ou na virilha;
– Quando a ferida ocorrer em pessoa alcoólatra ou com diabetes;
– Se a ferida demora muito a cicatrizar;
– Se houver sujeira ou saliva.
Quais sintomas apontam a infecção de uma ferida?
Quando a ferida está infeccionada, é possível perceber a partir de alguns sintomas, que vão além da simples mudança na coloração da lesão. São eles:
– Secreção de cor amarelada ou com mau cheiro (ou ambos) saindo de dentro da ferida;
– Dor, inchaço e vermelhidão na ferida e no seu entorno;
– Manchas avermelhadas na pele ao redor da ferida;
Tratamento para ferida infeccionada
O tratamento para uma ferida infeccionada pode variar de acordo com a repercussão no corpo do paciente.
Alguns profissionais podem indicar o uso de antibióticos orais e, em outros casos, será necessário drenar o abscesso ou até indicar a internação hospitalar.
Vale lembrar que, caso o indivíduo apresente qualquer um dos sintomas citados, é imprescindível buscar ajuda médica. Somente um profissional de saúde é capaz de analisar a profundidade da ferida e indicar um tratamento adequado.
Prevenir a ocorrência da infecção continua sendo a melhor opção.
Como prevenir infecções nas feridas?
Medidas simples podem evitar que as infecções ocorram e, por isso, é preciso ficar atento. Seguindo práticas simples, a ferida vai cicatrizar no tempo correto e evitar vários transtornos. Confira:
– Após o corte ou perfuração, lave o ferimento imediatamente com água e sabão;
– Cubra a ferida com uma faixa ou gaze;
– Mantenha o local machucado sempre limpo e seco;
– Não se esqueça de trocar o curativo diariamente usando luvas estéreis.
Saiba mais
Quer saber mais sobre ferida infeccionada ou outras informações sobre lesões, estomias e tratamentos? Então siga meu perfil no Instagram, @jonathanpaiva.estomaterapeuta, e confira todos os vídeos no IGTV. Lá eu esclareço dúvidas e estou sempre à disposição para ajudar!