Alimentação e a cicatrização de feridas
Pode não parecer, mas a cicatrização de feridas é um processo complexo que envolve diversas etapas até chegar ao resultado final.
Diversos fatores, internos e externos, podem influenciar na cicatrização de uma ferida, como o tipo de lesão, a idade do paciente, seus vícios, doenças pré-existentes, entre outras situações que prejudicam a cicatrização saudável. A alimentação também faz parte dessa lista.
O que se come tem uma profunda relação com a forma como seu corpo reage a ações externas e atípicas, como no caso das lesões e feridas. Ou seja, nossa alimentação pode afetar, tanto positivamente, quanto negativamente no processo de cicatrização. Por isso, é tão importante seguir a dieta receitada pelo médico, a fim de facilitar e auxiliar na recuperação dos tecidos.
Neste post vamos destacar como a alimentação influencia na cicatrização de feridas. Leia até o final a entenda mais sobre o assunto.
Importância da alimentação na cicatrização de feridas
Independente da origem, quando sofremos algum corte, machucado ou lesão, nosso corpo utiliza sua própria reserva para restituir energia e tecidos, o que faz com que nossas necessidades nutricionais aumentem.
Um indivíduo mal nutrido, portanto, tem mais dificuldade na regeneração da pele e sua cicatrização fica comprometida, muitas vezes evoluindo para um caso mais grave.
Se alimentar bem também reduz os riscos de infecções e acelera a cicatrização da ferida, proporcionando maior qualidade de vida ao paciente.
A dieta ideal varia de acordo com o sexo da pessoa, idade, se faz ou não alguma atividade física e em que estágio está a doença. Ela deve ser acompanhada por nutricionista e feita após uma avaliação dos nutrientes escassos no organismo, buscando a melhor forma de reposição.
Também é importante lembrar que, além da boa alimentação, nosso corpo precisa estar bem hidratado para que possa trabalhar de forma adequada na regeneração dos tecidos. Beber até dois litros de água por dia continua sendo um dos principais aliados da cicatrização.
Alimentação: o que se deve comer durante a cicatrização
Durante o processo de cicatrização de feridas, é importante consumir alimentos que sejam ricos em ferro, zinco, vitaminas e proteínas. Veja alguns dos mais importantes:
– Carnes em geral, ovos, leguminosas, leite e derivados fornecem proteínas importantes para o crescimento celular e reparação do tecido;
– Cereais, milho, trigo, massas, raízes e tubérculos são carboidratos fundamentais para dar energia;
– Amêndoas e sementes de abóbora são ricas em Zinco e atuam na formação do colágeno, responsável pela reconstituição da pele;
– Feijão, lentilha e beterraba são aliados da cicatrização porque possuem Ferro, mineral que auxilia no transporte do oxigênio.
Cicatrização de feridas: o que NÃO comer
Alguns alimentos contêm substâncias que agravam o estado inflamatório do organismo, o que pode se transformar em uma reação exagerada e nociva ao paciente.
Dependendo da quantidade de colágeno produzida por conta desses alimentos, o indivíduo ainda pode desenvolver um quadro de queloide, que é aquela cicatriz grosseira, que ultrapassa os limites da pele. Neste sentido, é preciso evitar:
– Abacate;
– Camarão;
– Alimentos industrializados;
– Carnes gordurosas;
– Embutidos e Fast Food;
– Frituras;
– Soja.
>>> Nesse vídeo eu falo sobre outros fatores que interferem na cicatrização.
Dia Mundial da Alimentação: segurança alimentar e nutrição
O Dia Mundial da Alimentação ocorre no mês de outubro e foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com o intuito de levantar discussões a respeito do quadro da alimentação mundial.
Por conta da pandemia de Covid-19, o mapa da fome aumentou significativamente. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), somente em 2020, cerca de um décimo da população global (811 milhões de pessoas) sofreram com a fome.
Além de tornar a população mais pobre ainda mais vulnerável, a falta de alimentos traz fortes impactos para a saúde, que vão do enfraquecimento do corpo ao aumento de doenças.
A FAO tem como objetivo alcançar a segurança alimentar de todos e garantir acesso regular a alimentos de alta qualidade suficientes para se levar uma vida saudável.
Se alimentar bem é um direito de todos e um ato fundamental para nossa saúde.
Saiba mais sobre Estomaterapia
Você tem mais alguma dúvida sobre cicatrização de feridas? Me siga no Instagram @jonathanpaiva.estomaterapeuta e confira outras dicas.